Os tipos de correspondência de palavra chave ajudam a controlar quais pesquisas no Google podem acionar seu anúncio. Dessa forma, você pode usar a correspondência ampla para exibir o anúncio a um público-alvo extenso ou utilizar a correspondência exata para alcançar grupos específicos de clientes. Quer entender como funciona realmente a correspondência de palavra-chave? 

Então continue a leitura…

Correspondência ampla

 

A correspondência ampla é o tipo de correspondência padrão atribuído a todas as suas palavras-chave. Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que incluem erros ortográficos, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes. Assim, se a palavra-chave for “chapéus femininos”, o usuário que pesquisar “comprar chapéus para mulheres” poderá ver o anúncio.

 

Modificador de correspondência ampla

Ele funciona de modo semelhante à correspondência ampla, mas só exibe anúncios nas pesquisas que incluem as palavras designadas com um sinal de adição (+chapéus femininos) ou variações aproximadas delas. Saiba mais sobre esse modificador

 

Correspondência de frase

Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que correspondam a uma frase ou que sejam variações aproximadas dela, com outras palavras antes ou depois. No entanto, os anúncios não serão exibidos se houver uma palavra adicional no meio da frase ou se as palavras da frase estiverem organizadas em outra ordem. Esse tipo de correspondência é identificado por aspas (“chapéus femininos”). 

 

Correspondência exata
Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que correspondam ao termo exato ou que sejam variações aproximadas dele. Essas variações incluem pesquisas com o mesmo significado que as palavras-chave exatas, independentemente de diferenças ortográficas ou gramaticais entre a consulta e a palavra-chave.

 

Essas variações aproximadas também podem incluir outra ordem de palavras, desde que isso não altere o significado, e a adição ou remoção de termos de função gramatical (preposições, conjunções, artigos e outros que não afetam a intenção da pesquisa), termos implícitos, sinônimos, paráfrases e palavras com o mesmo significado.

 

Esse tipo de correspondência é identificado com colchetes: os resultados da palavra-chave [chapéus femininos] poderão ser exibidos quando um usuário pesquisar “chapéus para mulheres” no Google. 

Palavras-chave negativas

Esse tipo de correspondência evita que seus anúncios sejam exibidos em pesquisas com determinado termo. Então, se você tem uma empresa de chapéus que não vende bonés, pode adicionar uma palavra-chave negativa, identificada por um sinal de subtração (-bonés).

Resumos dos tipos de correspondência de palavras-chave

 

Tipo de correspondênciaSímbolo especialExemplo de palavra-chaveOs anúncios podem ser exibidos em pesquisas que contenham:Exemplos de pesquisas
Correspondência amplanenhumchapéus femininosErros de ortografia, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes.
  • comprar chapéus de mulher
  • roupas femininas
Modificador de correspondência ampla+palavra-chave+chapéus +femininosTodos os termos designados com um sinal de + (ou variações aproximadas desses termos) em qualquer ordem. Outras palavras podem aparecer antes, depois ou entre os termos.
  • chapéus e lenços femininos
  • chapéus femininos de inverno
Correspondência de frase“palavra-chave”“chapéus femininos”Correspondências da frase (ou variações aproximadas dela) com palavras adicionais antes ou depois dela.
  • chapéus femininos azuis
  • comprar chapéus femininos
  • chapéus femininos em liquidação
Correspondência exata[palavra-chave][chapéus femininos]Correspondências exatas do termo ou variações aproximadas desse termo exato com o mesmo significado.
  • chapéus femininos
  • chapéus para mulheres
  • chapéus de mulher
  • chapéus para mulher

 

Por onde começar

Considere a possibilidade de começar com a correspondência ampla. Adicione palavras-chave de correspondência negativa para excluir as pesquisas no Google que não sejam relacionadas à sua empresa (opcional).

Correspondência ampla
A correspondência ampla é o tipo de correspondência padrão atribuído a todas as suas palavras-chave. Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que incluem erros ortográficos, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes. Assim, se a palavra-chave for “chapéus femininos”, o usuário que pesquisar “comprar chapéus para mulheres” poderá ver o anúncio.

Como usar a correspondência ampla

Quando você usa a correspondência ampla, os anúncios são exibidos automaticamente em variações relevantes das palavras-chave, mesmo que esses termos não estejam nas suas listas de palavras-chave. Isso ajuda você a atrair mais visitantes para o website, passar menos tempo criando listas de palavras-chave e concentrar os gastos nas palavras-chave que funcionam.

 

A correspondência ampla é o tipo de correspondência padrão para a qual todas as palavras-chave são atribuídas quando você não específica outro tipo de correspondência (correspondência exata, correspondência de frase ou correspondência negativa). O sistema do Google Ads exibe seus anúncios automaticamente em variações relevantes das suas palavras-chave, incluindo sinônimos, formas singular e plural, possíveis erros ortográficos, variações com o mesmo radical (como rosa e rosinha), pesquisas relacionadas e outras variações relevantes.

 

Para ajudar a exibir correspondências relevantes, esse tipo de correspondência também pode levar em consideração as atividades de pesquisa recente do cliente.

 

Exemplo

Palavra-chave de correspondência ampla:Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas por:
plano de dieta com pouco carboidratoalimentos livres de carboidratos

dietas com baixo consumo de carboidratos

receitas de baixas calorias

planos de dieta mediterrânea

programa de dietas com baixo consumo de carboidratos

Como a correspondência ampla pode ajudar você

Você pode definir qualquer uma de suas palavras-chave ou todas elas segmentadas por pesquisa como correspondência ampla para ajudar a:

 

Gastar menos tempo criando listas de palavras-chave: não é necessário pensar em cada variação de palavra-chave possível, pois nosso sistema faz esse trabalho por você. Isso economiza tempo, pois aproximadamente 20% das pesquisas que o Google recebe todos os dias são pesquisas que não são feitas há pelo menos 90 dias. 

 

Esse comportamento imprevisível de pesquisa pode tornar quase impossível a criação de uma lista de palavras-chave usando somente uma correspondência exata que abrange todas as pesquisas relevantes possíveis.

 

Gastar dinheiro nas palavras-chave que funcionam: se o anúncio não receber cliques em uma determinada variação de palavra-chave, nosso sistema deixará de exibi-lo rapidamente para esse termo de pesquisa e para outros termos semelhantes.

 

Isso impede o acúmulo de cobranças por cliques para variações de palavras-chave que não estão funcionando, e ajuda você a concentrar-se nas palavras-chave que funcionam.

Quando outras opções podem ser mais úteis

O Índice de qualidade ajudará a determinar onde o anúncio será exibido, e as palavras-chave de correspondência ampla poderão contribuir para um Índice de qualidade baixo, se as palavras-chave parecerem relevantes para muitos termos de pesquisa. 

 

Por exemplo, considere a palavra-chave composta por uma única palavra, “mangueira” (e palavras-chave compostas por uma única palavra são quase sempre muito genéricas). Você pode vender mangueiras para jardim, mas sua palavra-chave também será relevante para termos de pesquisa para mangueiras automotivas, meias, mangueiras para apagar incêndios e muito mais.

Geralmente, você atinge uma taxa de cliques (CTR, na sigla em inglês) mais alta com as correspondências exata e de frase, pois seus anúncios incluem os termos exatos que os clientes estão pesquisando.

Use o modificador de correspondência ampla para ter mais controle sobre a correspondência ampla

A adição de palavras-chave de correspondência ampla modificada pode aumentar os cliques e as conversões de uma campanha, oferecendo um controle mais preciso que a correspondência ampla.

 

Com a correspondência ampla modificada, você pode especificar que determinados termos de palavra-chave de correspondência ampla, ou suas variantes próximas, precisam ser exibidos para acionar o anúncio.

 

Entre as variações aproximadas estão os erros de ortografia, as formas singular/plural, as abreviações e os acrônimos, bem como as variações de um mesmo radical (como “chão” e “assoalho”). Variantes não incluem sinônimos ou pesquisas relacionadas.

Sobre os modificadores de correspondência ampla

Ao oferecer mais controle do que a correspondência ampla, a opção do modificador de correspondência ampla exibe apenas anúncios em pesquisas que incluem as palavras que você marcou com um sinal de adição, como +vermelho +sapato, ou variações aproximadas desses termos.

 

Outras palavras podem aparecer antes, depois ou entre os termos.

Por exemplo, as palavras-chave modificadas de correspondência ampla +vermelho +sapato podem corresponder a uma consulta de pesquisa por “sapatos masculinos vermelhos”, mas não a “sapatos azuis” ou “botas de caminhada vermelhas”. 

 

Isso ajuda a aumentar a relevância das pesquisas para seus anúncios e a melhorar as taxas de cliques (CTR) e de conversão.

 

Neste artigo, explicamos o que são os modificadores de correspondência ampla e como eles podem ser usados para ajudar a alcançar os clientes mais relevantes por meio dos anúncios.

O que são os modificadores de correspondência ampla?

Por padrão, o Google Ads usa a opção de correspondência ampla para segmentar pesquisas que incluem qualquer combinação das palavras que abrangem seu termo de palavra-chave, bem como pesquisas que contêm sinônimos ou outras variações dessas palavras (como pesquisas relacionadas). 

 

Uma palavra-chave de correspondência ampla como tênis esportivos pode enviar muito tráfego de cliques relevantes para seu site. Dessa forma, é possível alcançar mais pesquisas do que o pretendido originalmente.

 

Com os modificadores de correspondência ampla, seus anúncios serão exibidos apenas quando uma pesquisa incluir palavras marcadas com um sinal de adição, como instalação +rápida +madeira +assoalho ou variações aproximadas desses termos. 

As variações aproximadas do modificador de correspondência ampla incluem erros de ortografia, formas no singular e plural, abreviações, acrônimos e derivações, como “assoalho” e “assoalhado”. Sinônimos, como “rápido” e “veloz”, e pesquisas relacionadas, como “azulejo” e “laminado”, não são considerados variações aproximadas do modificador de correspondência ampla.

Como os modificadores de correspondência ampla afetam o tráfego e os cliques

Modificadores adicionam mais especificidade às palavras-chave de correspondência ampla e assim restringindo o alcance da sua busca. Utilizar um modificador de correspondência ampla pode aumentar a relevância das suas palavras-chave, e em troca diminuir o tráfego esperado.

Práticas recomendadas

Para receber cliques adicionais relevantes, siga estas dicas:

Mantenha as palavras-chave de correspondência ampla existentes ativas. Não as modifique ou remova.

 

Se foram usadas principalmente palavras-chave de correspondência ampla, ajuste os lances conforme você adiciona outras palavras-chave de correspondência ampla modificadas e mais relevantes. Um custo por clique (CPC) mais alto pode aumentar o volume de cliques e as conversões.

 

Se você tiver usado principalmente a correspondência exata e a de frase, adicionar palavras-chave de correspondência ampla modificadas poderá ajudar a alcançar mais clientes e, ao mesmo tempo, manter o controle sobre quais termos de pesquisa correspondem às palavras-chave.

 

Como as palavras-chave de correspondência ampla modificadas já englobarão as pesquisas com variações aproximadas dos termos marcados com o sinal de adição, não será necessário criar diversas variações como +vermelho +sapato e +vermelho +sapatos.

Como usar a correspondência de frase

Com a correspondência de frase, você pode exibir seu anúncio para clientes que pesquisarem a palavra-chave exata e variações aproximadas dela, com palavras adicionais antes ou depois. 

 

A correspondência de frase é mais segmentada do que a correspondência ampla padrão, mas mais flexível que a correspondência exata. 

 

Ela oferece mais controle sobre o nível de correspondência necessário entre a palavra-chave e o termo de pesquisa para que o anúncio seja exibido.

 

Exemplo

 

Palavra-chave de correspondência de frase:Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas por:Os anúncios não serão exibidos em pesquisas por:
“tênis esportivos”tênis esportivos de couro vermelho

comprar tênis esportivos em promoção

tênis esportivos vermelhos

tênis para eventos esportivos

cadarços de tênis

Como a correspondência de frase funciona

Com a correspondência de frase, o anúncio é exibido quando as pessoas pesquisam a frase exata, mesmo que haja uma ou mais palavras antes ou depois dessa frase. Também exibimos seu anúncio quando uma pessoa pesquisa uma variação aproximada da palavra-chave de correspondência de frase. 

 

As variações aproximadas incluem palavras com erros de ortografia, as formas singular e plural, os acrônimos, as variações de um mesmo radical (como casa e casinha), abreviações e acentos. A ordem das palavras é importante com a correspondência de frase, isto é, seu anúncio não será exibido se alguém inserir uma palavra adicional no meio da palavra-chave.

 

A correspondência de frase é mais flexível do que a correspondência exata, mas mais segmentada do que a opção de correspondência ampla padrão. Com a correspondência de frase, você pode alcançar mais clientes e continuar exibindo anúncios para usuários com mais probabilidade de ter interesse no seu produto ou serviço.

Como a correspondência de frase pode ajudar você

Você pode configurar para correspondência de frase qualquer uma ou todas as palavras-chave segmentadas para a Rede de Pesquisa. Assim, é possível fazer o seguinte:

Criar anúncios com as mesmas palavras-chave que seus clientes pesquisam: você pode visualizar os termos de pesquisa que seus clientes estavam usando quando clicaram no seu anúncio. 

 

Em seguida, adicione as palavras ou frases encontradas à lista de palavras-chave e use as frases exatas nos seus novos anúncios para alcançar clientes com maior probabilidade de ter interesse no seu produto ou serviço.

 

Aumentar a taxa de cliques (CTR, na sigla em inglês): a correspondência de frase aumenta a probabilidade de um clique porque seu anúncio só é exibido quando corresponde à frase do usuário que faz a pesquisa. Ela também ajuda a diminuir impressões indesejadas para termos de pesquisa que não correspondem à sua frase.

Casos em que outros tipos de correspondência são mais úteis

A correspondência exata é uma opção melhor se você conhece bem seus clientes e deseja que seu anúncio seja acionado com as palavras exatas que eles pesquisam.

A correspondência ampla pode ser uma opção melhor se você estiver tentando alcançar um público-alvo maior do que a correspondência de frase pode oferecer.

Como usar a correspondência exata

Com a correspondência exata, você pode exibir seu anúncio para clientes que pesquisarem sua palavra-chave exata ou variações aproximadas dela, exclusivamente. Das quatro opções de correspondência de palavras-chave, a correspondência exata oferece a você o máximo de controle sobre quem vê o anúncio. Isso pode resultar em uma taxa de cliques (CTR, na sigla em inglês) mais elevada.

Como a correspondência exata funciona

Com a correspondência exata, seus anúncios podem ser exibidos quando o significado da pesquisa de alguém corresponde exatamente à sua palavra-chave.

Exibiremos o anúncio quando uma pessoa pesquisar sua palavra-chave ou variações aproximadas dela. As variações aproximadas podem incluir:

  • Erros ortográficos
  • Formas no singular ou plural
  • Variações do mesmo radical (por exemplo, flor e floricultura)
  • Abreviações
  • Acentos
  • Palavras reordenadas com o mesmo significado (por exemplo, [sapatos homens] e [homens sapatos])
  • Adição ou remoção de palavras de função. As palavras de função são preposições (em, para), conjunções (mas, se), artigos (um, o) e outras palavras que geralmente não afetam a intenção de uma pesquisa. Por exemplo, [sapatos para homens] é uma variação aproximada de [sapatos homens] com a palavra de função “para” removida.

Quando você usa a correspondência exata, não recebe tantas impressões ou cliques, mas provavelmente tem uma CTR mais alta. Isso ocorre porque seus anúncios podem ser exibidos para pessoas que estão pesquisando termos quase exatamente relacionados ao seu produto ou serviço.

Exemplo

Palavra-chave de correspondência exataOs anúncios podem ser exibidos em pesquisas porOs anúncios não são exibidos em pesquisas por
[sapatos para homens]sapatos homens

homens sapatos

homens sapato

sapatos para um homem

sapatos vermelhos para homens

comprar sapatos para homens

Como a correspondência exata pode ajudar você

Use a correspondência exata para limitar a exibição do seu anúncio somente às pessoas que pesquisam suas palavras-chave exatas ou variações aproximadas delas. Essas são as pessoas com maior probabilidade de se interessar por aquilo que você oferece.

Quando outras opções podem ser mais úteis

A criação e a manutenção de uma lista de palavras-chave de correspondência exata (incluindo a escolha de lances máximos para cada palavra-chave) exigem um compromisso de tempo que é difícil de cumprir para quem tem uma agenda ocupada.

 

Com a correspondência exata, é provável que você receba menos impressões, cliques ou conversões do que com outras opções de correspondência. No entanto, o tráfego recebido poderá ter mais interesse no seu produto ou serviço.

Sobre as palavras-chave negativas

As palavras-chave negativas permitem excluir termos de pesquisa das suas campanhas e ajudam você a se concentrar somente nos mais relevantes para os clientes. Uma segmentação mais eficiente pode exibir seu anúncio para os usuários interessados e aumentar o retorno do investimento (ROI).

Como funcionam

Um dos segredos para ter uma campanha altamente segmentada é escolher o que não deve ser segmentado.

Ao selecionar palavras-chave negativas para campanhas da rede de pesquisa, procure termos de pesquisa semelhantes às suas palavras-chave, mas que possam atrair clientes que procuram um produto diferente. Por exemplo, digamos que você seja um oftalmologista que vende lentes de contato. Nesse caso, é recomendável adicionar palavras-chave negativas para termos de pesquisa como “lentes de aumento” e “lentes para câmeras”.

As palavras-chave negativas não corresponderão a variações aproximadas ou outras expansões. Por exemplo, se você quiser excluir a palavra-chave de correspondência ampla flores, os anúncios não serão veiculados quando um usuário pesquisar flores vermelhas, mas poderão aparecer quando ele buscar flor vermelha.

 

Se você usar campanhas de vídeo ou da Rede de Display, as palavras-chave negativas ajudarão a evitar a segmentação de sites ou vídeos não relacionados. É importante lembrar, no entanto, que esses termos funcionam de forma diferente para as campanhas de vídeo e da Rede de Display em comparação com a rede de pesquisa. 

Dependendo das outras palavras-chave ou dos métodos de segmentação do seu grupo de anúncios, ocasionalmente alguns locais onde seu anúncio é exibido podem conter termos excluídos. 

Para os anúncios em vídeo e da Rede de Display, o limite máximo é de 5000 palavras-chave negativas. Para evitar a segmentação de sites ou vídeos não relacionados, você também pode implementar opções de categoria de site e exclusões de conteúdo.

Tipos de palavra-chave negativa

Para campanhas da rede de pesquisa, você pode usar palavras-chave negativas de correspondência ampla, exata ou de frase. No entanto, os tipos de correspondência negativa funcionam de maneira diferente das variações positivas. 

A principal diferença é que você precisará adicionar sinônimos, versões no singular ou plural, erros de ortografia e outras variantes aproximadas se quiser excluí-las.

Para campanhas da Rede de Display, um conjunto de palavras-chave negativas será excluído como um tópico exato. Os anúncios não serão exibidos em páginas em que o tópico do conteúdo estiver intimamente relacionado ao conjunto excluído de palavras-chave negativas, mesmo que as palavras-chave ou frases exatas não apareçam.

Por exemplo, um conjunto de palavras-chave negativas, como “calças femininas”,bloquearia lances em uma página com conteúdo sobre jeans femininos, mesmo que a frase exata “calças femininas” não fosse exibida. 

Correspondência ampla negativa

Esse é o tipo padrão definido para suas palavras-chave negativas. Com elas, o anúncio não será exibido quando a pesquisa contiver todos os termos da palavra-chave negativa, mesmo que estejam em uma ordem diferente. No entanto, seu anúncio poderá aparecer se a pesquisa contiver apenas alguns dos termos.

Exemplo

Palavra-chave negativa de correspondência ampla: tênis de corrida

Rede de pesquisaO anúncio pode ser exibido?
tênis azul
tênis para corrida
tênis de corrida azul
corrida tênis
tênis de corrida

Correspondência de frase negativa

Com as palavras-chave negativas de correspondência de frase, seu anúncio não será exibido se a pesquisa contiver os termos exatos da palavra-chave na mesma ordem. A pesquisa pode incluir palavras adicionais, mas o anúncio não será exibido se os termos da palavra-chave estiverem incluídos na pesquisa na mesma ordem.

Exemplo

Palavra-chave negativa de correspondência de frase: “tênis de corrida”

Rede de pesquisaO anúncio pode ser exibido?
tênis azul
tênis para corrida
tênis de corrida azul
corrida tênis
tênis de corrida

Correspondência exata negativa

Com as palavras-chave negativas de correspondência exata, seu anúncio não será exibido se a pesquisa contiver os termos exatos da palavra-chave, na mesma ordem, sem palavras extras. No entanto, o anúncio continuará sendo exibido se a pesquisa contiver os termos da palavra-chave com outras palavras.

Exemplo

Palavra-chave negativa de correspondência exata: [tênis de corrida]

Rede de pesquisaO anúncio pode ser exibido?
tênis azul
tênis para corrida
tênis de corrida azul
corrida tênis
tênis de corrida

Símbolos em palavras-chave negativas

Você pode usar três símbolos: e comercial (&), acentos (á), e asteriscos (*) nas suas palavras-chave negativas. Os termos que contêm acentos são considerados ocorrências diferentes, como Chitãozinho e Xororó e Chitaozinho e Xororo. Da mesma forma, “meias & sapatos” é diferente de “meias e sapatos”.

Veja a seguir alguns símbolos que não são reconhecidos pelo nosso sistema:

Símbolos ignorados: é possível adicionar um ponto final (.) às palavras-chave negativas, mas eles são ignorados. Por exemplo, os termos “Av. Paulista” e “Av Paulista” são considerados idênticos. Geralmente, se você adiciona o sinal de mais (+) às palavras-chave negativas, ele é ignorado (por exemplo, azul+carro). No entanto, em alguns casos, se o “+” está no fim do termo, ele não é ignorado (por exemplo, C++).

Símbolos inválidos: você verá uma mensagem de erro se incluir palavras-chave negativas com alguns símbolos. Estes são alguns deles: , ! @ % ^ () = {} ; ~ ` <> ? \ |.

Operadores de site e pesquisa: o operador “site:” será removido das suas palavras-chave negativas. Isso significa que, se você adicionar a palavra-chave negativa [site:www.example.com chocolate amargo], [chocolate amargo] será o termo considerado.

Os operadores de pesquisa também serão ignorados. Por exemplo, se você incluir o operador de pesquisa “OR” à palavra-chave negativa “chocolate amargo”, como OR chocolate amargo, o Google Ads irá ignorar o comando, e a palavra-chave negativa será apenas chocolate amargo.

Outros operadores de pesquisa: adicionar um sinal de menos (-) na frente de uma palavra-chave faz com que ela seja ignorada na correspondência de palavras-chave negativas. Por exemplo, se você tiver a palavra-chave negativa “chocolate -amargo”, ela será considerada como se fosse apenas “chocolate”.

Você precisa praticar e testar!

 

É muito importante colocar dinheiro no seu Google Ads e aprender com esse dinheiro! Só assim você vai de fato aprender e dominar as correspondências de palavras-chave.

Se você está perdido e não sabe por onde começar, inicie com a correspondência ampla e vá otimizando a partir disso. 

 

Consulte com frequência o relatório de termos de pesquisa (localizado em uma aba, dentro da seção de palavras-chave do grupo de anúncios em questão) e vá otimizando com o tempo! 

 

Afinal, a correspondência de palavras-chave pode sim fazer a diferença nas suas campanhas do Google Ads, mas só a experiência com os resultados obtidos irá dizer o que funciona melhor pro seu negócio. 

 

Espero ter te ajudado e se você gostou ou tem algo a complementar, deixe um comentário no post que teremos prazer em responder!

Categories: Google Ads

Marcelo Oliveira

Marcelo Oliveira - Estudante de Marketing - Produtor de Conteúdos Para Blogs e Mídias Sociais - Acredita que no Futuro existirão dois tipos de Empresas - As que fazem Negócios pela Internet e as que Estarão fora dos Negócios.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *