Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor.

Antigamente esta força dizia mais respeito as empresas que vendiam para poucos clientes, e que por isso dispunham de uma tremenda força de negociação. Este princípio prevalece até hoje, é importante que fornecedores busquem formas de não depender de poucos clientes, mas como cliente é possível utilize esta alavanca como poder exclusive de barganha.

Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade.

Assim, os compradores têm poderes quando:

  • As compras do setor são de grande volume
  • Os produtos a serem comprados são padronizados (commodities)
  • As margens de lucro do setor são estreitas
  • A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável

E ai? O que tem achado dos elementos que compõem as 5 Forças de Porter? Deixe um comentário abaixo XD !

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Gabriel Henrique

Gabriel Henrique é Sócio Fundador da Lýkoi Company, começou ao seus 19 anos sua carreira com Marketing Digital. Hoje presta Consultorias para empresas que necessitam vender mais através da internet. Tem um vasto conhecimento em ferramentas online como, Facebook Ads, Google Ads, CRMs Power BI e outros. Sonha em tornar a Lýkoi Company uma das maiores empresas prestadora de serviço no Marketing Digital.

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