Michael Porter identificou cinco fatores que atuam em conjunto para determinar a natureza da concorrência dentro de uma indústria. Ele identificou que os lucros altos ou baixos da indústria (por exemplo, refrigerantes vs companhias aéreas) estão associados as forças Competitiva dos Mercados.

Criado no final dos anos 1970 pelo professor de Harvard, Michael Porter, o modelo se difundiu rapidamente como recurso completo para se analisar um ambiente competitive.

O modelo das 5 forças de Porter foi desenvolvido para analisar a concorrência entre empresas. Seu funcionamento considera cinco fatores, as cinco forças competitivas, que devem ser detalhadamente avaliados para uma estratégia empresarial eficaz. Este modelo permite analisar o grau de atratividade de um setor da economia, identificando os fatores que afetam a competitividade.

As 5 forças competitivas são:

*Barreiras ou Ameaças de Entrada (Threat of New Entrants)

*Poder dos Clientes ou Poder da sua Empresa (Bargaining
Power of Buyers)

*Poder dos Fornecedores (Bargaining Power of Suppliers)

*Rivalidade ou Competitividade na Indústria (Rivelry among existing Competitors)

*Tecnologia Substitutas (Threat of substitute products or services)

Ao decorre dos próximos posts, iremos aprofunda um pouco mais sobre cada força de Porter, não perca!

[kkstarratings]


Gabriel Henrique

Gabriel Henrique é Sócio Fundador da Lýkoi Company, começou ao seus 19 anos sua carreira com Marketing Digital. Hoje presta Consultorias para empresas que necessitam vender mais através da internet. Tem um vasto conhecimento em ferramentas online como, Facebook Ads, Google Ads, CRMs Power BI e outros. Sonha em tornar a Lýkoi Company uma das maiores empresas prestadora de serviço no Marketing Digital.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *