As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas à internet, certo? Um dos grandes benefícios de explorar a internet para executar ações de marketing é estar presente no mesmo ambiente que todo esse público. Isso acaba gerando mais visibilidade sobre a sua marca. O simples fato de aparecer em uma pesquisa no Google ou ser encontrado facilmente nas redes sociais pode ser um diferencial para ser visto por potenciais clientes. Dependendo de onde você liga, você vai ouvir um milhão de coisas diferentes e opiniões sobre marketing de mídia social. Alguns dirão que a mídia social é, e deve permanecer, livre para usar. Alguns dirão que você tem que pagar por anúncios para ver o sucesso.

Alguns dirão que você precisa…

Muitas pessoas dirão que você precisa de uma conta ativa em todas as plataformas de mídia social. Já outros iram falar para você se concentrar em apenas uma ou duas contas, que você precisa postar uma vez ou que deve postar de 3 a 5 vezes por dia.

Alguns dirão que o conteúdo baseado em texto é ótimo, enquanto outros insistem que as fotos produzem os melhores resultados.

Você conseguiu me entender?

A realidade é que nenhuma dessas declarações é certa ou errada. O sucesso de sua mídia social dependerá de você, de sua empresa, de como você executa suas campanhas e de como você executa sua estratégia.

E se você quiser criar uma estratégia de marketing para utilizar em sua mídia social, que não envolva anúncios, opções de pagamento por clique ou promoções caras. Você pode e deve fazer, afinal quem melhor que você para entender seu cliente?

Mas será preciso uma estratégia diferente daquela que escolhe usar métodos que dependem de dinheiro para aumentar sua exposição e resultados.

Para ser claro na frente, quando eu digo que você pode ter sucesso no marketing de mídia social sem gastar dinheiro, estou me referindo aos custos diretos associados ao pagamento de táticas de marketing.

Não importa o que, tudo custa dinheiro. Tempo é dinheiro. E alguém – ou várias pessoas – precisam passar tempo de qualidade nas mídias sociais. Este tempo e esforço (e salários) não são gratuitos.

Educação muitas vezes não é livre também. Você pode precisar fazer cursos, contratar um consultor ou comprar livros para se educar adequadamente. Há uma tonelada de recursos livres lá fora (diabos, você está aqui no meu blog de graça, certo?)

Mas às vezes você pode precisar para o ante e pagar por algum treinamento de qualidade ou suporte.

Dito isto, sim, você pode comercializar com sucesso o seu negócio nas mídias sociais sem gastar dinheiro. Mas não, isso não é um esquema de truque ou de enriquecimento rápido. Então, se você está procurando por isso, esta não é a solução para você.

A razão pela qual posso dizer que você pode comercializar em mídias sociais sem gastar dinheiro é que eu sou uma prova disso.

Construir relacionamentos

 Se você tem acompanhado nosso blog ou contas de mídia social por algum período de tempo, você sabe quanto valor eu atribuo aos relacionamentos. Eu escolho me conectar com meu público em um nível pessoal. Eu não estou jogando spam para eles.

Eu não estou falando sobre o meu próprio conteúdo e como é incrível. Não. Em vez disso, eu os ajudo. Eu trabalho com eles. Eu lhes dou o que eles querem e precisam.

E o mais importante, tenho conversas com eles. Faça perguntas, obtenha respostas. Faça perguntas – dê respostas. Responda aos comentários e mantenha o diálogo em andamento.

As pessoas querem falar com as pessoas. Construir um relacionamento real com seu público significa que você pode promover e expandir seus negócios sem ser vendedor, viscoso ou despejar toneladas de dinheiro em anúncios.

Porque você não precisa pagar para que as pessoas ouçam sua mensagem. Quando você tem um relacionamento com eles, eles querem ouvir sua mensagem.

Para criar relacionamentos, você precisa ser real. Você tem que ser autêntico. Tire sarro de si mesmo quando for apropriado. Diga às pessoas o que está acontecendo em seu negócio.

Compartilhe suas histórias – bem-sucedidas e decepcionantes. Publique fotos que deixam o seu público entrar no seu mundo (nos bastidores, funcionários, local de trabalho, entretenimento, desafios, etc.)

Lembre-se de que as pessoas não estão nas mídias sociais para ver o que sua empresa está vendendo hoje. Eles estão lá para ver o que está acontecendo na vida daqueles que escolhem seguir.

Realmente, eu poderia terminar este post aqui. Se você não tem relacionamentos com seus clientes e público, terá que gastar dinheiro.

Mas há táticas adicionais que você pode empregar – muitas das quais se enquadram em uma parte do aspecto do relacionamento – para ver ainda mais sucesso sem infusões financeiras nas mídias sociais.

Encontre parceiros de mídia social

 Eu quero aconselhar essa tática com cautela. Isso está ligado diretamente a relacionamentos, não tentando jogar um sistema.

Uma das razões pelas quais cheguei até agora aos meus negócios é por causa da ajuda de outras pessoas.

As pessoas que têm públicos-alvo dedicados de pequeno, médio e grande porte compartilham meu conteúdo, promovem meus serviços ou me recomendam a clientes em potencial. Essas relações com meus “parceiros” foram inestimáveis.

Obviamente, quando uma pessoa com centenas de milhares de seguidores compartilha seu conteúdo ou menciona seu nome, essa será uma ótima promoção para sua empresa. Mas você não pode sair procurando, pedindo, ou tentando trocar por isso.

encontre-parceiros-de-mídia-social

Pare de focar nos números

 Eu sei que isso é mais fácil dizer do que fazer. Ainda vejo meus números – números de curtidas, números de seguidores, números de inscritos, números de visitas, números de visitantes de referência, números de vendas, etc.

Mas não deve ser apenas sobre os números. Deve ser sobre o crescimento desses números. Você vê, meus números são diferentes de seus números que são diferentes dos números de seus concorrentes.

Então, ao invés de focar em quantos fãs você tem, veja quantos fãs você ganhou em um determinado período de tempo. E veja como esses fãs (antigos e novos) estão envolvidos com o seu conteúdo.

100 fãs altamente envolvidos, diretamente envolvidos em sua conversa, são muito melhores para os negócios do que mil fãs que ignoram seu conteúdo e sua empresa.

Use uma estratégia e defina metas

Mais importante, para qualquer sucesso, você precisa de uma estratégia. Jogando coisas contra a parede para ver o que não vai trazer sucesso a longo prazo. Claro, você pode tentar o “teste” ocasional, mas cada teste deve ser parte de um plano estratégico.

Saber o que você quer e onde você quer ser permite que você se concentre nas coisas certas. Talvez o Facebook seja o seu melhor plano. Ou talvez seja o Twitter. Talvez você deva dominar um site. Ou talvez você deva se aprofundar em todas as principais plataformas.

Uma estratégia clara e objetivos definidos permitirão que você concentre seu tempo e seus recursos onde eles serão mais beneficiados. E estes podem evoluir ao longo de meses ou anos. Mas eles permitem que você maximize seu investimento de tempo e conteúdo de mídia social.

Seus objetivos e sua estratégia são exclusivos para você e sua empresa. Mas sem que isso seja claramente definido, você tentará tudo o que puder imaginar. E, na maior parte do tempo, isso resultará em anúncios e promoções que você “espera” serão a solução.

Em uma nota lateral, mesmo se você usar anúncios, você ainda precisa de uma estratégia clara. Caso contrário, seus anúncios serão desperdiçados em um público indefinido.

Dê material livre para as pessoas

As pessoas adoram coisas grátis. Você faz. E assim você faz seus clientes. Então dê-lhes coisas grátis. Muitos disso.

Doar e-books, vídeos, posts, consultas ou qualquer outra coisa que você possa imaginar. Você também pode ser um convidado no podcast de alguém .

Produtos ou serviços gratuitos de qualidade que realmente provam seu valor são um milhão de vezes mais valiosos do que qualquer anúncio pago. E postagens de material grátis são compartilhadas – muito! Isso lhe dará exposição e alcance que você não pode obter sozinho.

Usando essas coisas gratuitas, você também pode estar trabalhando para construir sua lista. Você possui sua lista. Você pode manter contato com seu público diretamente através de sua lista.

E, usando sua lista, ou se você tem um blog respeitado ou uma presença na mídia social, você pode realmente promover seus próprios produtos ou serviços de forma intermitente sem precisar pagar pela promoção.

Fornecer Descontos Exclusivos de Mídia Social

Quase tanto quanto gostam de coisas grátis, as pessoas adoram descontos. Oferecer descontos exclusivos para os seguidores de mídias sociais é uma ótima maneira de recompensar seus fãs e expandir seus negócios por meio das mídias sociais.

A maioria dos consumidores que escolhem seguir uma marca nas mídias sociais o fazem porque querem um desconto. E enquanto os descontos não devem ser o único motivo para que as pessoas o sigam, é um método muito eficaz.

As pessoas também são mais propensas a compartilhar conteúdo que anuncia um desconto.

Eles querem que seus amigos também recebam os mesmos descontos. Assim, você não apenas alcança seu público atual, mas também pode alcançar novos públicos-alvo, aumentar sua base de fãs e impulsionar as vendas. Soa como um ganha-ganha para mim!

Como eu disse, nenhuma dessas táticas são soluções rápidas ou esquemas de enriquecimento rápido. Eles são parte de toda uma estratégia de mídia social. E quando executado corretamente, pode ser altamente gratificante.

Agora não vou mentir.

Nossa equipe tem antecipações de abraçar anúncios no Facebook e outras redes sociais no futuro. É provável que seja o próximo passo inevitável para o crescimento do meu negócio onde eu quero que ele vá.

Mas eu insisto em manter o máximo que puder, para continuar a provar para você e para mim, que você pode comercializar com sucesso seu negócio nas mídias sociais sem gastar muito dinheiro.

Se você quiser conversar comigo sobre como podemos criar uma estratégia de mídia social eficaz para você, entre em contato pelo nosso site.

Ou se você tiver alguma forma de usar as mídias sociais para expandir seus negócios sem pagar por anúncios e marketing, adoraria ouvir suas histórias nos comentários abaixo!

 

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Marcelo Oliveira

Marcelo Oliveira - Estudante de Marketing - Produtor de Conteúdos Para Blogs e Mídias Sociais - Acredita que no Futuro existirão dois tipos de Empresas - As que fazem Negócios pela Internet e as que Estarão fora dos Negócios.

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