Parte do sucesso dos negócios está ligado ao cliente. A satisfação do consumidor está diretamente ligado a continuidade, crescimento e evolução do empreendimento. é por meio do cliente que é possível monitorar o desempenho e mensurar o andamento da organização.
Com papel fundamental e importantíssimo, os clientes passaram a fazer parte das decisões. Com isso, não apenas a captação, mas, principalmente, a retenção de clientes se tornou parte fundamental das estratégias das empresas.
Mas, o que é retenção de clientes?
Retenção é o ato ou efeito de reter, ou seja, é o estado ou condição do que permanece. Reter clientes significa mantê-los fiéis à marca, de forma que, permaneçam comprando. Retê-los quer dizer que não os está perdendo.
Na prática, a retenção de clientes está diretamente ligada a fidelização. A fidelização é a fase final do processo de captação. Para obter sucesso neste processo é preciso que no final do mesmo os clientes captados sejam retidos. A retenção faz com que o elo de fidelidade seja selado e a marca faça parte da vida do cliente.
Importância do Atendimento na Retenção de Clientes
Outro ponto importante no processo de retenção de clientes é o atendimento. Monitorar o atendimento é uma excelente forma de mensurar a eficácia das estratégias desenvolvidas para retenção de clientes. Por isso, o software de Call Tracking é importante no processo de retenção de clientes.
Existem diversos softwares para mensuração e monitoramento que auxiliam na retenção de clientes. Por meio deles é possível analisar campanhas com precisão e, a partir dos resultados, treinar melhor a equipe de atendimento e vendas com os recursos oferecidos pelo sistema.
Entenda como fazer retenção de clientes
O CRM é uma das melhores ferramentas para fidelização de clientes. Os dados oferecidos por ela ajudam a gerenciar os clientes de forma que seja possível classificá-los, facilitando a identificação. Veja alguns benefícios oferecidos pela ferramenta, além de dicas para retenção dos clientes:
1- Gerenciar o relacionamento com o cliente
Para reter o cliente é importante manter o ponto de venda bonito e impecável, oferecendo um excelente atendimento. Além disso, ter um website que funcione é essencial.
2- Conhecer o cliente de verdade
Por meio de softwares de CRM é possível conhecer os clientes, dividindo-os em grupos e, a partir disso, tratar cada um dos grupos de forma diferenciada, oferecendo o produto ou serviço, no tempo e preço certo, para o cliente certo.
3- Entender suas necessidades
Complementar as características do produto ou serviço por outras necessidades dos clientes, como conveniência, segurança na transação, economia e bom atendimento.
4- Fortalecer a marca
O investimento em branding e construção da imagem da marca são importantes para a empresa, pois é um dos pontos de maior retenção de clientes. Pois, se o cliente confia na marca e na qualidade que ela confere aos produtos, ele tende a ser mais fiel ao negócio.
5- Realizar programas de fidelidade
Para obter sucesso com os programas de fidelidade é preciso estruturá-los com cautela. A não estruturação pode causar grandes prejuízos para a empresa. Por isso, é preciso fazer um programa oferecendo algo de interesse dos clientes, com regras fáceis de cadastramento, com participação prática e resgate dos prêmios com pouca burocracia.
6- Resolver os problemas do cliente com rapidez
A agilidade na resolução dos problemas do cliente é essencial a imagem da empresa. Pesquisas comprovam que 90% dos clientes voltam a fazer compras nas empresas quando suas reclamações são atendidas rapidamente. Por isso, é preciso dedicar um tempo na tratativa dos problemas do cliente.
Para uma resolução rápida e prática é primordial ter uma equipe de atendimento ao cliente. O SAC é um dos setores mais importantes da empresa, pois ele é o contato direto do cliente com a marca e, é por meio dele que os problemas do cliente são solucionados.
Invista na retenção de clientes e tenha sucesso nos negócios!
[kkstarratings]
Junte-se a mais de 1000 empreendedores!
Inscreva-se na minha newsletter e receba em primeira mão as novas publicações e sacadas para o seu negócio!
0 Comments