Parte do sucesso dos negócios está ligado ao cliente. A satisfação do consumidor está diretamente ligado a continuidade, crescimento e evolução do empreendimento. é por meio do cliente que é possível monitorar o desempenho e mensurar o andamento da organização.

Com papel fundamental e importantíssimo, os clientes passaram a fazer parte das decisões. Com isso, não apenas a captação, mas, principalmente, a retenção de clientes se tornou parte fundamental das estratégias das empresas.

 

Mas, o que é retenção de clientes?

Retenção é o ato ou efeito de reter, ou seja, é o estado ou condição do que permanece. Reter clientes significa mantê-los fiéis à marca, de forma que, permaneçam comprando. Retê-los quer dizer que não os está perdendo.

Na prática, a retenção de clientes está diretamente ligada a fidelização. A fidelização é a fase final do processo de captação. Para obter sucesso neste processo é preciso que no final do mesmo os clientes captados sejam retidos.  A retenção faz com que o elo de fidelidade seja selado e a marca faça parte da vida do cliente.

 

Importância do Atendimento na Retenção de Clientes

Outro ponto importante no processo de retenção de clientes é o atendimento.  Monitorar o atendimento é uma excelente forma de mensurar a eficácia das estratégias desenvolvidas para retenção de clientes. Por isso, o software de Call Tracking é importante no processo de retenção de clientes.

Existem diversos softwares para mensuração e monitoramento que auxiliam na retenção de clientes. Por meio deles é possível analisar campanhas com precisão e, a partir dos resultados, treinar melhor a equipe de atendimento e vendas com os recursos oferecidos pelo sistema.

 

Entenda como fazer retenção de clientes

O CRM é uma das melhores ferramentas para fidelização de clientes. Os dados oferecidos por ela ajudam a gerenciar os clientes de forma que seja possível classificá-los, facilitando a identificação. Veja alguns benefícios oferecidos pela ferramenta, além de dicas para retenção dos clientes:

 

1- Gerenciar o relacionamento com o cliente

Para reter o cliente é importante manter o ponto de venda bonito e impecável, oferecendo um excelente atendimento. Além disso, ter um website que funcione é essencial.

 

2- Conhecer o cliente de verdade

Por meio de softwares de CRM é possível conhecer os clientes, dividindo-os em grupos e, a partir disso, tratar cada um dos grupos de forma diferenciada, oferecendo o produto ou serviço, no tempo e preço certo, para o cliente certo.

 

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3- Entender suas necessidades

Complementar as características do produto ou serviço por outras necessidades dos clientes, como conveniência, segurança na transação, economia e bom atendimento.

 

4- Fortalecer a marca

O investimento em branding e construção da imagem da marca são importantes para a empresa, pois é um dos pontos de maior retenção de clientes. Pois, se o cliente confia na marca e na qualidade que ela confere aos produtos, ele tende a ser mais fiel ao negócio.

 

5- Realizar programas de fidelidade

Para obter sucesso com os programas de fidelidade é preciso estruturá-los com cautela. A não estruturação pode causar grandes prejuízos para a empresa. Por isso, é preciso fazer um programa oferecendo algo de interesse dos clientes, com regras fáceis de cadastramento, com participação prática e resgate dos prêmios com pouca burocracia.

 

6- Resolver os problemas do cliente com rapidez

A agilidade na resolução dos problemas do cliente é essencial a imagem da empresa. Pesquisas comprovam que 90% dos clientes voltam a fazer compras nas empresas quando suas reclamações são atendidas rapidamente. Por isso, é preciso dedicar um tempo na tratativa dos problemas do cliente.

Para uma resolução rápida e prática é primordial ter uma equipe de atendimento ao cliente. O SAC é um dos setores mais importantes da empresa, pois ele é o contato direto do cliente com a marca e, é por meio dele que os problemas do cliente são solucionados.

 

Invista na retenção de clientes e tenha sucesso nos negócios!

 

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Gabriel Henrique

Gabriel Henrique é Sócio Fundador da Lýkoi Company, começou ao seus 19 anos sua carreira com Marketing Digital. Hoje presta Consultorias para empresas que necessitam vender mais através da internet. Tem um vasto conhecimento em ferramentas online como, Facebook Ads, Google Ads, CRMs Power BI e outros. Sonha em tornar a Lýkoi Company uma das maiores empresas prestadora de serviço no Marketing Digital.

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